INDISCIPLINA
Indisciplina é a falta de respeito ás regras, negação as normas,
mau comportamento que compromete a convivência na escola. No passado era raro
encontrar pessoas indisciplinas que existia muita rigidez na educação, na
própria família onde os filhos respeitam os pais, os amigos, os colegas,
enquanto que hoje, a indisciplina está em todos os lugares: em casa, na
família, na rua, na escola, etc...
Em casa o
indisciplinado acha que tudo gira em torno de si insistir para que todos
realizem todos os seus desejos, isso na família que não consegue impor limite
nos filhos.
Na escola é
considerado indisciplinado o aluno que não cumpre as tarefas escolares, que
falta ás aulas sem justificativas, e que conversa demasiadamente durante as
aulas. Para resolver a indisciplina na escola, não há uma solução fácil;
segundo a Revista Nova Escola, é essencial trabalhar como conteúdo de ensino ás
questões relacionado á moral, ao convívio social e criar um ambiente de
cooperação. Para resolver ou mesmo avançar na reflexão deste tema é preciso
entender que “indisciplina” é a transgressão das regras: morais e
convencionais. As regras morais são as que visão o bem comum, princípios éticos
(não bater, não xingar...). Enquanto que as regras convencionais são definidas
por um grupo com objetivos específicos (uso de celular em sala de aula, uso do
boné), esses problemas de indisciplinas que podem ser resolvidos na própria
instituição.
A nossa opinião
diante de tudo isso é que achamos muito difícil contornar ou resolver o
problema de indisciplina na escola, pois observamos as regras e não conseguimos
entender o que é permitido ou proibido. Achamos também que a dificuldade está
no funcionamento da escola/família porque na família muitas vezes muitos não
conseguem entender o que é certo ou a quem deve obedecer.
Série/Ano:
6° Ano “A”
Autores:
Estefany Kenia de Souza
Lilian Vitória Dantas
Professor
(a): Miranilda da Fonseca Carvalho Araujo
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