INDISCIPLINA NA SALA
DE AULA
Diante de varias situações evidencia-se que para manter a disciplina
ou conter o que chamamos de indisciplina, os professores apresentam
basicamente duas posturas: há professores que conseguem manter a disciplina em
sala de aula se utilizando da autoridade e, professores, que só
conseguem esse feito fazendo uso do autoritarismo.
Como
definição, poderíamos dizer que autoridade refere-se ao direito
ou poder de fazer-se obedecer, ordenar, decidir e agir. Já o autoritarismo
estaria relacionado ao princípio de submissão cega à autoridade, ao
abuso do direito ou poder concedido.
A
tabela abaixo demonstra o perfil das posturas em questão. Leia:
PROFESSOR
AUTORITÁRIO
|
PROFESSOR COM
AUTORIDADE
|
Exige
constantemente silêncio para ser ouvido
|
Conquista
a participação com atividades pertinentes
|
Propõe
atividades descontextualizadas
|
Mostra
os objetivos das atividades sugeridas
|
Age
na base da ameaça e punição
|
Escuta
e dialoga
|
Deseja
que a turma aprenda apenas do jeito que ele sabe ensinar
|
Procura
adequar os métodos às necessidades da turma
|
Não
tem certeza da importância do que está ensinando
|
Valoriza
o conteúdo de sua disciplina na construção do conhecimento
|
Quer
apenas repassar conteúdos
|
Adapta
os conteúdos aos objetivos da educação e à realidade do aluno
|
Vê
o aluno como um a mais
|
Vê
o aluno como um ser humano
|
O trecho abaixo, resume em que deve ser sustentada a
autoridade em sala de aula:
A autoridade do professor deve derivar
de sua postura profissional, da firmeza com que esclarece conceitos, dos planos
de aulas bem pensados e produzidos, de sua capacidade de ouvir, de seus estudos
e atualizações constantes e da clara consciência de que naquele espaço chamado
sala de aula, ele deve exercer um comando que demonstre paciência,
persistência, capacidade de argumentação e diálogo e, principalmente,
experiência e inteligência (Site Planeta
Educação).
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