quarta-feira, 20 de junho de 2012

O VALOR DA DISCIPLINA


Zeca estudava na escola pública Marmelândia. O nome deve ter sido por causa do grande número de alunos que não gostava de estudar. “Só na mamata veio!!!”, eles diziam... Zeca e seus trinta e quatro colegas de turma estudavam lá porque seus pais não tinham condições de colocá – los em uma escola particular. Zeca já havia passado por outras escolas públicas, já havia assinado umas duzentos ocorrências por indisciplina.
Não sabia acatar ordens de nenhuma espécie, viessem de onde viessem. Se o professor pedisse para falar baixo, ele achava que tinha o direito de falar alto e alto falava. Se o professor pedisse que falasse alto. Ele achava que tinha o direito de falar baixo e baixo falava.
Certo dia foram fazer uma excursão num parque ecológico. A turma dava muito trabalho, mas o tal do Zeca era atentado mesmo. Debaixo da goiabeira, onde estava uma placa dizendo: “Favor não apanhar goiabas. Elas pertencem aos passarinhos”, fez questão de comer e encher os bolsos. De repente, atrás das moitas de bambu, lá estava aquele pequeno lago azul, limpinho... E a placa: “Proibido nadar”. O Zeca leu a placa , fez de conta que não leu , desceu as calças, exibiu o calção verde, subiu em uma árvore próxima e achou o máximo dar aquele mergulho profundo. Hááááôôôêêêêêêê, ele gritou se exibindo em um salto mortal, antes de cair na água.
Na mesma hora, a água se tingiu de vermelho... O lago era um criatório experimental de piranhas (espécie de peixe carnívoro). Os restos mortais do Zeca foram parar num caixão lacrado. A mãe, inconsolável, repetia, quase automaticamente, como se dando um próprio consolo: “Coitado! Era tão INDISCIPLINADO!”

Chicovsky

Nenhum comentário:

Postar um comentário